sexta-feira, 21 de julho de 2017

O sofrimento nosso de cada dia



Aqueles que acompanham meus textos sabem o quão positiva eu tento ser sempre, acredito sim que para cada problema exista uma solução, à menos que seja a morte, daí já não há nada a ser feito.

Mas caso não seja isso temos sim como encontrar a solução para isso e mais ainda levar algo de bom daquilo que de ruim nos aconteceu.

Ser positivo o tempo todo é difícil, acontecimentos externos tendem a influenciar muito como iremos enxergar as coisas, mas o que não podemos é deixar alguns pensamentos dominarem nossa cabeça, coisas negativas, o lado ruim de tudo, de todos.

Isso é tóxico, e de repente não conseguiremos sair desse ciclo sem a ajuda de um profissional.

O que tenho aprendido com os anos é que pessoas positivas muitas vezes acabam por atropelar o sofrimento alheio.

Mas é preciso muito cuidado aqui, porque nem todo mundo vai enxergar as coisas como você enxerga, e sim existem pessoas que sofrem muito mais que outras, uma palavra amiga, ouvir, aconselhar, é o que podemos fazer.

Eu já participei daquele grupo que dizia que depressão é para aqueles que não ocupam a cabeça, e sim me envergonho disso, pois sei sim que é uma doença, e aqueles que são afetados por ela sofrem muito por estar nas condições que se encontram e não conseguir sair disso.

Hoje entendo mais, hoje percebo coisas que a um tempo atrás não percebia.

Ainda existe um lado meu que diz, poxa sempre que você tiver um problema tente pensar naqueles que  hoje sofrem muito mais que você, mas em nem todos os casos isso é recomendável.

Acredito que é importante lutarmos contra os pensamentos ruins que nos assombram, acreditar no nosso potencial e nas providências divinas, estar ciente de que tempos melhores virão e não desanimar no primeiro obstáculo.

Mas é importante também dividir com alguém o que sentimos, nossas frustrações, nossos medos, acreditem eu não sou boa nisso, não gosto de partilhar as coisas que me afligem, mas ainda assim preciso externar isso, e consigo fazer em minhas orações, com total entrega, sempre que algum problema me aflige, e quando me acalmo a solução sempre aparece.

Não se culpem por não estarem bem, mas não se entreguem a isso.

Não hesite em procurar um profissional, ele com certeza vai te ajudar, ajudar sua família e todos aqueles que hoje sofrem contigo.

Você não está sozinho, e se caso não quiser partilhar isso em suas orações ou com alguém em especial, eu posso te ouvir.

Me envie e-mails, mensagens, cartas enfim, mas não deixe de se livrar disso em partes, em forma de desabafo.

Muitas vezes enterrados em um onda de problemas já não é possível enxergar a bondade no outro.

Mas ela existe, no outro, em você, em tudo!

O que quer que seja que esteja passando, com certeza vai passar.

E se eu não puder ajudar pessoalmente, ajudo escrevendo, assim como estou fazendo agora, só para te lembrar, o mundo não está contra você, o que quer que seja, você precisa passar por isso hoje.

Escrevo para te lembrar que tem sempre alguém olhando por ti, e acredite, você não está sozinho! Nunca está!




quarta-feira, 12 de julho de 2017

Onde você quer estar daqui a 10 anos



Se te perguntassem hoje, aonde você gostaria de estar daqui a 10 anos você saberia responder?

Lembrando que aonde, pode ser entendido “como você gostaria de estar daqui a 10 anos”.

Encarei um intercâmbio em 2013, a princípio em 2014 estaria de volta a casa, e adivinhem só, completei 4 anos fora de casa e ao que tudo indica completarei 5. Mas se me perguntassem a 5 anos atrás eu saberia responder, e com certeza não teria nada em comum com o que estou vivendo hoje.

O incrível da vida é isso, deixar ela nos levar por um tempo. Mas vamos lá, por um tempo.

Quem me conhece bem sabe que eu sou a “louca dos planejamentos”, falamos em 10 anos desde aqui e já tenho algumas planilhas prontas, para o Marcos, meu namorado, um carioca que gosta de deixar a vida levar isso soa um tanto estranho, mas aos poucos ele também percebe a importância. Lógico que nem tudo sairá como o planejado e para isso adivinhem só, tenho as planilhas B hahaha! Viver com hipóteses, outra coisa que Marcos fica louco haha!

Mas o que isso tudo tem a ver com a pergunta inicial?

Simples, você pode deixar a vida te levar, por um tempo, e desde que os caminhos não te afastem dos teus objetivos, um tempo, um intervalo, é importante, é necessário, quem tiver a oportunidade que o faça. Se eu nunca tivesse dado uma “pausa” nos meus estudos no Brasil nunca teria vivido as experiências que vivi aqui fora, os sabores que provei, as pessoas que conheci, as crianças que roubaram meu coração, as culturas as quais tive acesso, tudo isso valeu porque naquela altura eu tinha duas opções, ficar em meu emprego estável e fazer meu tão sonhado mestrado, ou reunir todas as economias e mesmo diante de desconfiança e medo dos outros, encarar algo que tantos desejam, mas infelizmente poucos concretizam.

Vou fazer um texto sobre os passos para um intercâmbio e tenham a certeza, é muito mais fácil do que imaginam.

Mas chega um momento que a vida te prega peças, porque quando se percebe está onde não gostaria de estar, fazendo o que não gostaria de estar fazendo e é isso que vai determinar aonde você vai estar daqui 10 anos.

O que você está fazendo hoje da sua vida determinará os próximos passos. 

Por isso o autoconhecimento é tão importante.

Cada ser humano possui suas peculiaridades, para alguns, ter a casa dos sonhos, dois bons carros na garagem, dois filhos apenas (para poder dar à eles tudo que precisarem), um cachorro, receber os amigos aos fins de semana, fazer uma viagem de família uma vez ao ano, é a vida dos sonhos, e quer saber, também já foi o meu desejo de futuro (com exceção do cachorro, e dois filhos, cachorro não quero, e filhos acima de três já ficarei feliz hahahaha!)

Para outros, terminar a faculdade, progredir na carreira, um casamento digno de fotos no jornal, com lua de mel no exterior e o depois, o depois a vida mostra.

Para alguns, atingir a liberdade financeira, ter tempo, poder aproveitar os prazeres da vida e fugir dos padrões impostos pela sociedade. Quebrar regras, ser o rebelde em causa.

Para outros ainda, poder colocar uma mochila nas costas e conhecer o  mundo, parar de viajar somente quando o dinheiro acabar.  E apreciar a lua cheia de vários lugares do mundo, tendo a certeza de que do outro lado do mundo as pessoas que ama estão vendo a mesma cena <3 .="" o:p="">

E quer saber, são todos lindos, todos esses planos de futuro são perfeitos para quem os quer, e ninguém, repito, ninguém pode dizer o contrário.

Talvez para a primeira situação vale lembrar que uma casa tão grande não valerá à pena se não estiver preenchida com amor, para a segunda situação ressalto que nem todos os conhecimentos do mundo valem tanto quanto poder se auto conhecer, descobrir o seu interior e saber o porque de estar fazendo o que está fazendo hoje é muito importante, para o quarto exemplo é válido dizer algumas regras precisam ainda ser seguidas, e que sim, a liberdade que buscamos conseguimos encontrar quando fazemos o que quer que seja com amor, para o quinto exemplo lembro apenas de que desde que tenha um lugar para voltar e mantenha esse lugar sempre aquecido a jornada vai valer, mas é preciso deixar um pouco de si em cada viagem e levar um pouco de cada lugar consigo.

Equilíbrio, queridos, apenas equilíbrio é o que peço à vocês!

Sonhem o sonho que quiserem sonhar, e não deixem jamais alguém interromper esse sonho, acreditem em vocês, mas se perguntem sempre, o que estou fazendo hoje vai me levar para o lugar que quero estar em 10 anos? Se sim, persista, mesmo em meio a dificuldades não desanime. Se não, mude, não poupe tempo em quebrar as correntes que te prendem hoje.

Independente de onde estiverem daqui a 10 anos, não deixem de viver o hoje, não deixem de aproveitar cada momento sabendo que o hoje acaba tão rápido. E que hipoteticamente podemos não estar aqui em 10 anos.

O que eu quero daqui a 10 anos? Poucas coisas, mas com muito significado para mim. Cada qual com sua importância, e todas elas são a motivação para viver o hoje da melhor maneira possível, traçando os passos para atingir meus objetivos, sem esquecer que atropelar tudo não irá ajudar.

Mas e você, já se perguntou? Aonde você quer estar daqui a 10 anos?


Acredite você já tem a resposta, só precisa parar, respirar, se olhar, e entender que no fundo, no fundo sempre sabemos o que realmente queremos.