quinta-feira, 6 de junho de 2013

2 meses em Dublin

Estar em Dublin à 2 meses é como se tivesse recebido um tempo para me encontrar, para saber o que quero para meu futuro, para planejar e replanejar a cada dia, para entender o verdadeiro significado de convivência e diferenças culturais, para perceber que pessoas boas e ruins encontram-se em todo país, inclusive países de 1º mundo. É acordar todos os dias e ter certeza de que tomei a melhor decisão da minha vida, sem dúvida nenhuma esse foi meu melhor investimento. É conhecer algo novo a cada dia, é apreciar momentos de silêncio e aproveitar cada segundo de alguma nova experiência, é lutar contra algumas vontades e substituí-las por algo possível no momento. É entender que falar inglês requer muito mais do que algumas horinhas, você tem que saber falar, mas mais que isso tem que saber pronunciar e confesso que neste ponto ainda peco, ser do Sul me atrapalha nessas horas, a mania de acentuar o i no final das palavras atrapalha minha pronúncia no inglês, Leitiiii, Milkiiiiii hhahahaha, mas estou realmente muito feliz e satisfeita com meu progresso. 

Emprego, ainda não tivemos sorte, mas sabemos que logo encontraremos algo legal, o problema é que a procura tá grande e a grande maioria que consegue é por indicação, entregamos vários CVs, enviamos uma porção de e-mail e nenhuma resposta até agora, fizemos um plano de ação, cerca de 10 CVs entregue ao dia e mais alguns enviados por e-mail, agora é só aguardar. Mas, estamos confiantes, como eu disse sei que logo encontraremos algo bom J

Nos acostumamos com as chuvas repentinas, o frio também não está tão rigoroso, aliás essa semana está linda, todos os dias muitooo sol e isso é maravilhoso, acreditem, dá até para passar calor hehe, a convivência na nossa casa é ótima, os meninos são muito organizados e isso é muito bom...

Um programa de intercâmbio é maravilhoso, mas tem seus perrengues também, aqui todos estão no mesmo barco, não podemos esbanjar como fazíamos no Brasil, tudo tem que ser muito pesado e pensado antes, quando planejamos algo geralmente é em um grupo, assim, alguém se encarrega de comprar as coisas, o pessoal racha as despesas e no final de tudo é possível se divertir muito gastando 5,00 euros. 

As coisas aqui são mais sérias, quando você decide aceitar o desafio você tem que estar preparado para o que der e vier, se não tiver um equilíbrio emocional você pira com certeza. Conheço algumas pessoas que estão passando por fases bem complicadas, saudades de casa, dos amigos, dificuldade em encontrar trabalho, dificuldade no aprendizado, ou pior ainda cobrança excessiva, gente eu sei que viemos para cá com um objetivo, aprender inglês, e sei que vamos aprender, por isso que o programa é um ano, me desculpem pessoas, Mas ninguém sai fluente com um mês de intercâmbio, então eu acredito que não vale a pena se cobrar tanto, se deixar as coisas fluírem tudo acaba bem, tenho certeza disso! 

Eu me alegro com meu progresso diário, seja ele palavras novas, melhoras na pronúncia, ou facilidade em entender as coisas.

Algumas curiosidades que vi nesses 2 meses:

Às 04:00 da manhã sai um Sol que vocês não iriam acreditar, parece às 08:00 da manhã em Jaraguá, e às 22:00 ainda contamos com a presença dele hehe.

Já fomos em alguns eventos com vários intercambistas, acreditem, pessoas do mundo todo! É algo maravilhoso, você consegue se comunicar com todos e isso é incrível!

O mercado mais barato sem dúvida nenhuma é o Aldi, já fiz diversas comparações, ele sempre vence, lógico que alguns produtos do Tesco de marca própria compensam.

Aqui as mulheres que são mães solteiras, ou seja que tiveram filhos mas não tem marido, ganham um flat do governo e uma ajuda bem gordinha ( mais de um salário mínimo daqui, ou seja mais de 1.800,00 euros por mês) até as crianças completarem 18 anos. Se trabalharem fora continuam ganhando, mas o valor diminui, se tiverem mais filhos o valor aumenta! E os brasileiros ainda criticam o bolsa família! Tenha dó! Aqui o povo entende que dessa forma diminuirá roubos, moradores de rua e etc.

Aqui o povo bebe muito, mas não dirigem, acreditem, minha professora falou que quando ela e as amigas vão sair e sabem que vão beber pegam o táxi, pois a multa aqui é extremamente cara e você perde o direito de dirigir se for pego dirigindo embriagado. Segundo ela o pessoal respeita mesmo!

Mandei a primeira remessa de encomendas para o Brasil, quero só ver se vão gostar, vou ver como chegará a mercadoria, se tudo der certo no próximo post explico certinho como foi todo o processo.

Recebemos nossa primeira visita aqui em casa, uma amiga do Rafa que agora é minha também hehehe, nunca aproveitei tanto a presença de uma alma feminina na minha casa hahaha, sério foi muito ter ela aqui durante uma semana. Aliás compramos um colchão de casal e mais um edredom, quem quiser nos visitar hahaha...

Ah aqui quando as pessoas estão muitoo embriagadas os motoristas de ônibus não param para pegá-las, então nestes dias, um certo individuo ao ser ignorado pelo motorista sentou-se em frente ao ônibus e ficou ali parado, o motorista do ônibus calmamente pegou um jornal e começou a ler, até que uma alma caridosa foi conversar com o “senhor alegre” que resolveu levantar-se e liberar o trânsito hehehe...

O Rafa mudou de nível de novo, esse meu namorado é meu orgulho J


E mais um mês completado, mais um mês de aprendizado e histórias para contar, mais um mês de saudades e de sentimentos aflorados, mais um mês de aventuras, mais um mês de alegria, mais um mês de intercâmbio! E que venham o próximos!!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário