quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ser feliz sozinha



Sempre vejo coisas que me fazem pensar e repensar minhas atitudes, minhas dificuldades e minhas reais dificuldades.

Geralmente só quando acontece algo com a gente é que paramos para pensar sobre.

Muitos adultos, jovens e até mesmo idosos, arrastam relacionamentos infelizes por medo de ficar sozinhos.

Mas que medo é esse?

Medo de que afinal?

Estar sozinho não é ruim. Quando você aprende a amar a sua própria companhia. E acreditem, muitas vezes não é preciso mais que isso.

O marido largou a mulher e dois filhos para se aventurar com uma amante 20 anos mais jovem. 
A mulher abandonada sofre, entra em depressão, não aceita o abandono, teme a solidão e quase desiste da vida. Mas com o tempo percebe que foi melhor assim, que está muito bem desse jeito e que estar sozinha ajudou-a a torna-la forte, independente e mais feliz. 

Aprendeu a se amar, a se valorizar e entendeu que nada acontece por acaso.

Afinal, se não fosse assim aqueles 26 quilos nunca teriam desaparecido, aquele emprego que sempre quis seria deixado de lado para viver a vida de do lar que sempre julgou ser a correta.

E não é só em casos de término não, não somente quando rompem alguns relacionamentos que pessoas aprendem a ser amar e viver bem sozinha.

Conheço muitas pessoas de 40 e tanto anos que nunca casaram e estão bem como estão. 
Muitas vezes melhor que aquelas que fizeram uma escolha errada.

Mas aí quando alguém olha para alguma surgem comentários do tipo: Dizem que ela era tão chata que ninguém aguentou ficar com ela. Que não há beleza que compense uma mulher chata, que era infiel, que roncava demais ou sei lá o que.

Da vida delas elas que sabem. Não há pesquisas que comprovem que a pessoa que ficar sozinha será infeliz. Pode ser que sim, em algum momento da vida ela se questione sobre a opção que tomou, que sinta falta de um marido, ou de filhos caso não os tenha. Mas pode ser também que mesmo sozinha ela aprenda a viver de uma maneira que a complete, que nada falte.

Repito: Não tenham medo da solidão! Isso não é o fim do mundo.

Aproveite esse tempo com você, para você! Arrume seu guarda-roupa, releia seus velhos livros, faça o curso de culinária que sempre quis fazer, vá a missa sempre que puder, escute bem alto no seu carro ou na sua casa aquela música que tanto goste, vá tomar sorvete, vá visitar velhos amigos, faça aquela viagem que sempre quis ou assista aquele filme de terror que você adora.

Mas independente de estar sozinho ou não vamos em busca da felicidade, vamos vendo exemplos ao nosso redor e tentando copiar os acertos e evitar os erros. Vamos aprendendo a viver, driblar os obstáculos da vida. Lutar pelo que queremos.

Se optarmos por nossa companhia apenas, então que possamos aprender a nos bastar com ela. 
Se optarmos em dividir nossos momentos com alguém, então que possamos lutar para que saibamos conviver com diferenças. E caso não saibamos que rumo seguir que não tenhamos pressa, que possamos esperar estarmos certos do que queremos. E que saibamos fazer sempre a escolha certa.

Ser feliz é o que importa!



Um comentário:

  1. Felicidade não depende de estar com alguém, você pode estar numa multidão e se sentir sozinho e pode se sentir feliz ou triste. Isso depende de seu estado emocional, espiritual e intelectual.

    Ser feliz sozinho é um presente, pois pode-se reconhecer a felicidade em sua totalidade, não em momentos compartilhados com alguém, mas algo que está dentro de cada um de nós, e acredite, está!

    O Criador nos proporcionou isso, cada ser é portador da felicidade, uns a descobrem quando olham em seu próprio coração e só se descobre isso quando ajudamos, servimos ao próximo, por isso, mesmo sozinha, sou muito feliz. Porém, se senti-se infeliz, é porque ainda não descobriu que somente se é feliz fazendo alguém feliz, simples não?

    Então, olhe no espelho e veja a luz de seus olhos, eles são únicos. Agora, dê-me um sorriso! Seja mais generoso, um sorriso mais espontâneo! Pronto, é assim. Agora, passe adiante e continue sendo assim como eu, muito feliz

    ResponderExcluir