terça-feira, 27 de agosto de 2013

Partes não contadas de uma história mal acabada...


O nome dela era Ana, assim como tantas Anas por aí...

Mas essa Ana não era como tantas por aí, Ana desde pequena se destacava, era líder nata!

Liderava a criançada na escola, era a líder no mata soldados, era líder na sala de aula, só não liderava sua irmã mais nova, porque aquela possuía algo que Ana não, Camila chorava, Ana nunca chorava, então se obrigava a fazer o que Camila queria, caso contrário a mesma usaria sua arma fatal para atrair atenção da mãe.

No colegial Ana se destaca com seus cabelos dourados, nem muito claros, nem muito escuros, a cor necessária para ser admirada e invejado por alguns.

Sua curvas lhe davam um corpo de entortar alguns pescoços, seus olhos castanhos se destacavam pelo formato amendoados, mas mais que isso, eram olhos felizes!

Ana na faculdade era a queridinha dos professores, não poderia ser diferente, a mais CDF da turma, dedicada e esforçada, terminou com A em quase todas as matérias, com um B apenas para garantir que a mesma era ser humano...

Ana possuía um paixão, maior que tudo, mais forte que tudo, a paixão pelos livros, era capaz de devorar um em algumas horas, era capaz de ser abduzida por esse mundo da leitura e voltar somente depois de algumas horas. Era apaixonada por livros, era louca por boas histórias...
Mas ela gostava também de auto- ajuda, Meu Deus como gostava! Se encontrava em vários textos e conseguia formular suas ideias sobre certo e errado a partir dali.

Tinha várias teorias, sobre como não sofrer por amor, como esquecer um amor, como liderar um relacionamento, como ser auto suficiente, como se amar em primeiro lugar...

Conhecia o amor muito bem na teoria...

Mas tinha uma coisa que ela não conhecia, um amor na prática!
(continua)
                                 

                                                  ********




sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Eu não posso



Eu não posso dizer para você tirar ele da cabeça, esquecer as coisas que passaram, o que você e quanto você sofreu e seguir em frente, porque isso é você que decide...

Eu não posso dizer para você largar aquele emprego que você não gosta, aquele emprego que não te dá a motivação necessária para seguir em frente, aquele emprego que você insiste por acomodação por um bom salário mas um sorriso amarelo todos os dias, porque isso é você que decide...

Eu não posso dizer para você ingressar naquele curso que sempre sonhou, esquecer a oposição da família, o dinheiro que você vai gastar e seguir seu sonho, porque isso é você que decide...

Eu não posso dizer para você se abrir para o mundo, abrir a janela e se alegrar com o que vê, mesmo que seja chuva, mesmo que seja sol forte demais, ou apenas poluição, significa que você está viva, eu não posso dizer para você sair desse seu mundinho que é o só seu e ninguém entra, porque isso é você que decide...

Eu não posso dizer para você fazer suas malas e partir naquela viagem que sempre sonhou, esquecer o encontro com as amigas da escola com quem na verdade você nem sente prazer em se encontrar, porque isso é você que decide...

Eu não posso dizer para você parar de tratar sua mãe tão mal como faz, brigar com seu pai desse jeito que vem fazendo, parar de fumar tanto porque um dia isso pode te matar, porque isso é você que decide.

Eu não posso te dizer o que fazer porque tudo isso é você quem decide, mas eu posso te dizer uma coisa que ambos sabemos:


VOCÊ SABE EXATAMENTE O QUE DEVE FAZER!


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Outros Autores- Fábio Chap- Vai voar!

Vai voar,
Fábio Chap.

"Vai voar. Cê tem asa, cara. Vai lá sentir o beijo do mundo. Depois vem me contar, contar em detalhes como é o chão e o tambor da África, a chuva que cai na muralha e molha os olhos já pequenos. Vai ver beija-flor, se existir, na Alemanha.

Vai voar, Cê tem a chance, cara. Vai lá. Sentir o abraço da terra que nunca te viu antes. E chega contando tudo; contando como late em inglês o cachorro da Irlanda, se dói cair de bicicleta no Japão e, quando puder, mande uma carta. Quero saber como são as cartas da Rússia e se sua letra muda quando está com frio.

E, voando, lembra de mim. Aquele amigo cheio de sonhos na arte, de desejos com liberdade. Eu, quero saber da sua boca – pode ligar ou postar – como é o mundo que tem aí fora, assim vou construir o mundo que tem aqui dentro. Dentro de mim.

Porque quando eu viajar, farei o mesmo por você. Cê tem asa, cara. Vai voar".


Uma página muito legal para curtir no facebook : https://www.facebook.com/1000dadm

domingo, 18 de agosto de 2013

Aquele senhor


(ouçam essa música lendo o texto)

Os pássaros cantavam alto naquele dia, parecia que as flores estavam mais coloridas, o céu um azul como nunca antes visto!

Aquele sonho fora real, ele sabia que sim.

Sentiu aquele abraço, sentiu aquele toque, sentiu aquele amor, e aquele calor no coração.

Sabia que fora tocado, lembrava-se daqueles sussurros: As coisas mudarão, sua fé te curou!

Seria possível que a cura daquele câncer que tanto o destuira estava se realizando?

Seria possível a partir daquele dia poderia fazer planos para o futuro?

Seria possível comer tudo que tinha vontade?

Seria possível fazer o que os adolescentes normais fazem?

Seguia com seus pais no carro, à caminho do consultório médico.

Um silêncio doído junto à eles.

Sua mãe definhava junto com ele, aliás nunca mais tinha visto a sorrir...

Estavam esperando o pior...

Estavam preparados para o pior!

Mas ele não!

Ele havia sentido aquele abraço, tão confortante, viu de perto aquele sorriso lindo e sabia que seu pedido seria atendido.

E qual não foi a surpresa de todos, inclusive do médico, ao ver que a doença se fora. Todos ali sem ação, ele em uma felicidade sem tamanho, chorava sem parar, uma alegria imensa dentro dele.

Sua família poderia viver normalmente!

Fora atendido, aquele senhor tinha dito que tudo mudaria.

Aos 14 anos de idade ele havia aceitado a doença, havia aceitado as dores e tudo mais.

Ele não pedia para ser curado.

Havia aceitado seu estado.

Mas jamais aceitara o estado de sua mãe.

Vê-la chorando todos os dias, vê-la se preparando para perder aquele filho que tanto amava.

Pedira por ela.

Pediu aquele senhor do sonho que fizesse com sua mãe voltasse a sorrir novamente, era tudo que ele mais queria!

E fora atendido!

Sua mãe estava ali sorrindo por ele, sorrindo para ele, e chorando ao mesmo tempo, mas dessa vez eram lágrimas de felicidades e isso não tinha preço!

E tudo isso Graças aquele senhor, aquele senhor do abraço confortante, do sorriso mais iluminado que já tinha visto, aquele senhor que transbordava amor.

Aquele senhor foi quem devolveu-lhe a vida.

Devolveu-lhe a alegria.

E nada cobrara por isso.

Aquele senhor que tantos desprezam, que tantos ignoram e rejeitam.

Aquele senhor que está olhando por você agora, por todos os seus problemas, aquele senhor que te abraça e te consola todas as noites, aquele senhor que sempre estará ali por você!


 Aquele senhor, o meu senhor, DEUS!


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

E quer saber?


Sabe aquele dia que tudo acabou eu chorei sim, chorei muito de uma maneira que nunca me permitia chorar, mas não por perder você e sim por ter a chance de me encontrar era uma mistura de alegria e tristeza, e quer saber? Foi a última vez que chorei!

Sabe aquela amiga que você odiava? Ela sempre foi e sempre será mais importante para mim do que você um dia foi, foi com ela que sempre pude contar, foi ela que me acolheu no dia que rompemos e me disse que tudo ficaria bem, e quer saber? Ela sempre tinha certeza do que falava!

Sabe aquele restaurante que você não gostava, porque o atendimento não te agradava? É o meu preferido, o melhor atendimento que eu poderia esperar, as pessoas são queridas e atenciosas, a comida é uma delícia e quer saber?  Eu sinto até mais fome quando vou lá!

Sabe aquelas músicas que você tanto criticava, porque não me agregavam nada? Ouço-as no último volume agora, minhas amigas adoram, assim como eu, e sempre que as ouvimos a festa está feita. E quer saber? Não consigo imaginar minha vida mudando minha preferência musical só para agradar alguém!

Sabe aquele emprego que eu odiava e que você me dizia para continuar nele pela estabilidade? Larguei ele, me dedico a artesanatos agora, com o que sempre quis trabalhar, não para ficar rica, apenas para amar o que eu faço e fazer o que amo e quer saber? Nunca me senti tão bem!

Sabe quando você me dizia que eu era louca, insana, incoerente e que não sabia como estávamos juntos? Eu odiava isso! Odiava com todas minha forças! Porque na realidade sempre pensava porque EU ESTAVA COM VOCÊ! E quer saber? Nunca encontrei respostas!

Sabe aquela viagem que sempre quis fazer e você sempre foi contra? Minhas passagens estão compradas! Viajo semana que vem! E quer saber? Nunca estive tão empolgada e satisfeita na minha vida!

Sabe quando você me humilhava, quando ria de mim em fronte aos outros, quando criticava meu corpo, meu cabelo, me fazendo ter a auto estima mais baixa que alguém tivera? Descobri que não é verdade, que quando me olho no espelho vejo exatamente o contrário, vejo o quanto eu sou bonita, vejo o quanto tudo em mim é perfeito, vejo como eu me amo! E quer saber? Você só ressaltava os meus defeitos para eu não olhar para os seus!

Sabe aquela menina que um dia sonhou em ter uma família com você? Que planejava os nomes de filhos e festa de casamento? Ela está se conhecendo agora, dando um tempo somente para ela, saindo muito, cantando alto, rindo de piadas bobas, ela está aprendendo a viver. E quer saber? Nunca se sentiu tão viva!


Sabe aquele coração que um dia foi seu? Não é mais! E quer saber? Nunca foi!


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A parte do intercâmbio que poucos falam


Bom pessoal, o que me leva a escrever hoje são algumas coisinhas que viemos vivenciando aqui, e vendo ao nosso redor.

O intercâmbio é algo absolutamente maravilhoso, algo que todos que tem vontade deveriam fazer com certeza! Porque todos que tem vontade? Porque se isso nunca foi um desejo seu, se isso é só para fugir de algo, esquecer alguém, se aventurar, não venha.

O intercâmbio é algo que só vivenciando mesmo para ter a noção do que é, as pessoas que você conhece, pessoas do mundo todo! A pureza de algumas pessoas, e sujeira de algumas hehehe, os lugares que você conhece, os sabores que você prova.

Mas a realidade é que por trás disso tem muita parte difícil que nem todos comentam, à começar pela economia que algumas pessoas, assim como eu tem ou tiveram que fazer para poder realizar o mesmo, e a economia continua quando chegamos aqui, como já mencionei em outro texto, nossa vida social aqui, está muito diferente da que tínhamos no Brasil.

Vejo constantemente pessoas indo embora sem completar os seis meses de curso... Fracos? Não, nem um pouco, só quem vive isso aqui sabe o quanto é difícil passar por algumas situações. Saudades da família, dos amigos, das festas que você participava, da segurança que você tinha em seu país, quando digo segurança se trata de trabalho fixo, poupança e etc...

Você chegar aqui sem o idioma é muito complicado, com certeza nunca ouvi que alguém morreu por isso, mas não vou falar que é fácil, você consegue se virar, eu consegui, mas é na base da mímica, de frases incompletas, de palavras erradas. Mas sobrevivi.

Você caminhar mais de 60 km em uma semana atrás de trabalho, sendo recebido com mau humor, saindo em baixo de chuva, cansado, mas com a certeza que conseguiria um emprego. Não é fácil não gente! Rafael e eu entregamos mais de 200 CVs desde que começamos nossa busca, ficamos 2 meses e meio em um loucura sem fim, mas dificilmente eu reclamei, eu estava aqui por que quis, mas cheguei a me perguntar porque afinal eu quis? Hehehehe, mas passamos essa fase, Graças ao nosso amado Deus eu consegui uma ótima vaga de trabalho e o Rafa também. Vagas essas, que parecem ter sido desenhadas para gente.

Nunca soube o que era olhar alguém tomando sorvete e ficar com vontade e não poder, porque por mais radical que isso soe isso foi necessário sim, senão agora estaríamos de volta, não conseguiríamos ter segurados as pontas, você ver vários amigos em um barzinho tomando um choppinho e você ali sem poder fazer isso, porque naquele momento você precisava de um trabalho.

Você acordar as 04:00 da manhã para chegar o quanto antes em uma seleção para cleaners em uma faculdade e receber a senha 220, sabendo que algumas pessoas dormiram lá, apenas para poder ter a chance de limpar a faculdade e garantir mais tempo na Irlanda.

Mas o intercâmbio não é só isso. Tem a parte boa, mas é importante saber que tem a parte ruim também!

Por isso eu falo gente, o intercâmbio é maravilhoso, eu agradeço à Deus todos os dias por estarmos aqui, vivendo essa loucura toda, conhecendo todo mundo que a gente conhece, eu mesma já conheci alemães, italianos, espanhóis, chineses, coreanos, japoneses, argentinos, venezuelanos, tchecos, indianos, libianos, irlandeses óbvio e a lista não para por aí não, é muita gente! 

Você participar de uma entrevista de 20 minutos em inglês onde pediam inglês fluente e ser escolhida mesmo sabendo que seu inglês está longe de ser fluente, mas você conseguiu entender, falar, brincar inclusive, você assistir filmes em inglês e entender o que falam, você ouvir o idioma em todos os lugares e isso começar a soar normal, você conseguir ler um livro e entender toda a história, gente isso é maravilhoso! Mas é importante saber que nem tudo são flores!

Eu amo estar aqui, poderia ficar aqui mais uns 20 anos hehehehehe, mas conheci um lado que não conhecia, e sou grata por isso! Isso me fez valorizar muitas coisas!

À todos que torcem por nós, muito obrigada gente! Vocês são muito importante para nós!

À todos que voltaram, estão voltando, espero que tenham aproveitado o máximo disso aqui, pois tenho certeza que deixará saudades! Mas por favor, nunca se arrependam, as coisas acontecem no momento certo!

À todos nossos amigos que estão aqui com a gente passando pela mesma situação, ou quem sabe pior (pois tudo depende do ponto de vista) não desistam tão facilmente, a chave de tudo é não desanimar e ter fé, eu sei como é difícil, mas também sei que não é impossível.

À todos que pretendem vir, quero que saibam que eu não consigo me imaginar em outro lugar agora. Cada minuto está valendo a pena!


Amo muito estar aqui!!!!







segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Aquela que preferia não saber

Em meio as lágrimas daquele dia, entre uma e outra garrafa de vinho que abria, lembrava-se dela menina.

Tão doce e encantadora, lembrava do seu vestido de tafetá o que a mãe havia mandando fazer sob medida para ela, ah lembrava-se de sua mãe, como queria que ela estivesse ali com ela neste momento.

Lembrava-se das suas sardinhas, aquelas que tanto detestava. Mas que muitos pareciam gostar.

Lembrava de seus colegas, de como ela sempre conseguia ser o centro das atenções, talvez seus cabelos vermelhos ajudaram, ou quem sabe a facilidade de apresentar trabalho de escola.

Lembrava-se dela sendo líder do time de torcida, sendo a menina mais cobiçada da escola. Lembrava-se do A que recebeu no vestibular, do inicio da faculdade, como tudo era perfeito em sua vida. 
A família, os amigos a Vida!

Tentava descobrir em que ponto da sua vida tudo mudou? Quando foi que começou a tomar anti depressivos, quando foi que se viciou neles? Quando foi que começou a misturar com álcool em uma tentativa insana de acabar com aquele sofrimento que a consumia por longos anos.

Queria não saber o motivo, mas era praticamente impossível.

Pedro, com certeza Pedro foi o responsável. Com aqueles cabelos cacheados e aquela boca encantadora virava a cabeça que qualquer menina, inclusive a dela.

Aquela maneira encantadora de falar, aquela voz enlouquecedora, aquelas mãos quando incansavelmente mexiam nos cabelos pretos. Aquela prepotência ao se apresentar. Aquela certeza de que conseguia tudo o que conseguia, aquela maneira de conseguir!

Ela que sempre foi tão auto suficiente de repente se viu apaixonada, perdidamente apaixonada, de uma maneira que nunca havia pensando estar.

E as coisas foram acontecendo, os sentimentos foram aumentando, as saudades que ela sentia era difícil de controlar.

Tudo era perfeito. Ele era o cara dos sonhos!

Até o momento que ela percebeu que cara dos sonhos nunca sairá dos sonhos, porque aí deixará de ser dos sonhos, até o momento que ela percebeu que talvez pudesse não se a única na vida de Pedro.

Até o momento que ela percebeu que todas as histórias eram muito bem contadas, pneu furado, celular sem carregador, todos os álibis que ele sempre apresentava.

No mundo que vivemos é impossível algo ser secreto por muito tempo, assim também foi com a vida dupla de Pedro.

E desde então, a sequencia inevitável, separação, sofrimento, saudades, indignação.

Mas ela não sofria pelo que aconteceu, sofria sim pelo que sentia falta de viver.

Sua vida com Pedro, antes de todas as verdades aparecerem.

Não queria ter descoberto o resto, mas isso era algo que somente ela sentia, ninguém mais poderia saber. Julgariam- a- na com certeza.

Se ele ainda estivesse na sua vida, seus cabelos ruivos fariam mais sentido, pois era ele quem sempre elogiava suas belas madeixas.

Se ele ainda estivesse em sua vida, talvez pagar academia valeria a pena, pois era ele quem cobrava isso dela.

Se ele ainda estivesse em sua vida, a vida teria cor, pois foi ele quem coloriu seus dias enquanto estiveram juntos.

Se ele ainda estivesse em sua vida, não haveria aquele vazio tão grande e aquela dor que insistia em permanecer.

Abrindo mais uma garrafa de vinho, com os olhos borrados, e com as lágrimas incessantes caindo, continuava seus momentos de lembrança, seus momentos de nostalgia, como queria voltar atrás.

Como queria Pedro de volta!!

Ah só ela sabia como queria!!

Abrindo seu perfil falso em uma rede social, iria atrás de alguma motivação para desistir desse desejo, olhando o perfil de Pedro com a esposa não conseguia não desejar que eles se divorciassem, olhando as fotos de Pedro com as filhas, a garrafa de vinho era o que restava...



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Minha Mãe!


Uma mulher guerreira, linda por dentro e por fora, mulher com o coração gigante, essa é minha mãe.

Uma mãe exemplar, preocupada até demais, esposa dedicada, esposa amorosa, as vezes birrenta, essa é minha mãe.

Uma mulher saudável, rica pela família e vida que tem, rodeada de amigos e uma família linda, muitos irmãos, cunhados, sobrinhos, netos e daqui um tempo bisnetos hehe, essa é minha mãe.

Uma mulher chorona, adora aumentar a história, adora ser paparicada, adora ter atenção, e sempre consegue viu? Essa é minha mãe.

Uma mulher inteligente, fascinante, esperta e durona. Essa é minha mãe.

Uma mulher de aço, de açúcar e as vezes um pouco de pimenta, essa é minha mãe.

Uma mãe com castigos infantis inimagináveis hahahaaha ( eu e a Amanda que o diga haha) com dó do tapinha necessário, mas sem dó dos castigos merecidos. Aquela que ajudou a moldar o caráter dos filhos e o fez tão bem. Essa é minha mãe.
Uma mulher hospitaleira, que se apavora quando vai receber visita, mas que sempre recebeu todos muito bem. Essa é minha mãe.

Uma mulher exagerada, que abastece a despensa por dois meses e ainda tem coragem de dizer que não tem nada em casa e precisa ir ao mercado. Essa é minha mãe. 

Uma mãe amiga das filhas, pessoa com quem sempre pude contar, para segredos e desabafos, apesar de ser ela quem mais gosta de desabafar ah e como gosta. Essa é minha mãe.

Uma esposa admirável, casada por mais de 30 anos e que mesmo em meio as dificuldades nunca deixou a chama da paixão apagar. Claro meu amado pai sempre ajudou nisso. Esses são meus pais.
Uma mulher saudável que não abre mão de uma salada no almoço e jantar e ajudou os filhos a desenvolver o gosto por isso também. Essa é minha mãe.

Uma mulher amável, pronta para te ajudar para o que precisar, mas quando ela precisar por favor não negue. Ela te lembrará pelo resto da vida. Essa é minha mãe.

Uma Paranaense Acatarinada, que do Paraná só sobrou o gosto pelo chimarrão pois o sotaque já era. Essa é minha mãe.

Uma mulher devota, que foge das missas, mas não deixa um dia sequer de agradecer pelo dia que está começando e pelo dia que teve. Essa é minha mãe.

Uma mulher que cozinha a melhor comida do mundo, melhor que a minha inclusive, mas que segue a receita a risca, se na receita é Doriana, acreditam ela vai no mercado comprar. Essa é minha mãe.

Uma mulher que eu amo demais. Que me ensinou muitas coisas que sei hoje, que sempre torceu por mim, que mantém nossa família unida. Que me deu a melhor família que eu poderia querer.

Obrigada mãe por todos os momentos que juntas passamos e que ainda passaremos. Obrigada por tanta preocupação, mas aconselho a senhora a guardar um pouco para quando todos seus netos estiverem nesse mundo hahaha. 

Sinta-se abraçada neste dia tão especial!!!!!!!!

Feliz aniversário, que Deus ilumine dua vida, seus caminhos, suas escolhas e elimine seus medos. Que sua vida seja repleta de dias felizes e muitoooo amor!


Parabéns!!!!!!!!! E que venham mais uns 55 pela frente!!!!!!