quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A parte do intercâmbio que poucos falam


Bom pessoal, o que me leva a escrever hoje são algumas coisinhas que viemos vivenciando aqui, e vendo ao nosso redor.

O intercâmbio é algo absolutamente maravilhoso, algo que todos que tem vontade deveriam fazer com certeza! Porque todos que tem vontade? Porque se isso nunca foi um desejo seu, se isso é só para fugir de algo, esquecer alguém, se aventurar, não venha.

O intercâmbio é algo que só vivenciando mesmo para ter a noção do que é, as pessoas que você conhece, pessoas do mundo todo! A pureza de algumas pessoas, e sujeira de algumas hehehe, os lugares que você conhece, os sabores que você prova.

Mas a realidade é que por trás disso tem muita parte difícil que nem todos comentam, à começar pela economia que algumas pessoas, assim como eu tem ou tiveram que fazer para poder realizar o mesmo, e a economia continua quando chegamos aqui, como já mencionei em outro texto, nossa vida social aqui, está muito diferente da que tínhamos no Brasil.

Vejo constantemente pessoas indo embora sem completar os seis meses de curso... Fracos? Não, nem um pouco, só quem vive isso aqui sabe o quanto é difícil passar por algumas situações. Saudades da família, dos amigos, das festas que você participava, da segurança que você tinha em seu país, quando digo segurança se trata de trabalho fixo, poupança e etc...

Você chegar aqui sem o idioma é muito complicado, com certeza nunca ouvi que alguém morreu por isso, mas não vou falar que é fácil, você consegue se virar, eu consegui, mas é na base da mímica, de frases incompletas, de palavras erradas. Mas sobrevivi.

Você caminhar mais de 60 km em uma semana atrás de trabalho, sendo recebido com mau humor, saindo em baixo de chuva, cansado, mas com a certeza que conseguiria um emprego. Não é fácil não gente! Rafael e eu entregamos mais de 200 CVs desde que começamos nossa busca, ficamos 2 meses e meio em um loucura sem fim, mas dificilmente eu reclamei, eu estava aqui por que quis, mas cheguei a me perguntar porque afinal eu quis? Hehehehe, mas passamos essa fase, Graças ao nosso amado Deus eu consegui uma ótima vaga de trabalho e o Rafa também. Vagas essas, que parecem ter sido desenhadas para gente.

Nunca soube o que era olhar alguém tomando sorvete e ficar com vontade e não poder, porque por mais radical que isso soe isso foi necessário sim, senão agora estaríamos de volta, não conseguiríamos ter segurados as pontas, você ver vários amigos em um barzinho tomando um choppinho e você ali sem poder fazer isso, porque naquele momento você precisava de um trabalho.

Você acordar as 04:00 da manhã para chegar o quanto antes em uma seleção para cleaners em uma faculdade e receber a senha 220, sabendo que algumas pessoas dormiram lá, apenas para poder ter a chance de limpar a faculdade e garantir mais tempo na Irlanda.

Mas o intercâmbio não é só isso. Tem a parte boa, mas é importante saber que tem a parte ruim também!

Por isso eu falo gente, o intercâmbio é maravilhoso, eu agradeço à Deus todos os dias por estarmos aqui, vivendo essa loucura toda, conhecendo todo mundo que a gente conhece, eu mesma já conheci alemães, italianos, espanhóis, chineses, coreanos, japoneses, argentinos, venezuelanos, tchecos, indianos, libianos, irlandeses óbvio e a lista não para por aí não, é muita gente! 

Você participar de uma entrevista de 20 minutos em inglês onde pediam inglês fluente e ser escolhida mesmo sabendo que seu inglês está longe de ser fluente, mas você conseguiu entender, falar, brincar inclusive, você assistir filmes em inglês e entender o que falam, você ouvir o idioma em todos os lugares e isso começar a soar normal, você conseguir ler um livro e entender toda a história, gente isso é maravilhoso! Mas é importante saber que nem tudo são flores!

Eu amo estar aqui, poderia ficar aqui mais uns 20 anos hehehehehe, mas conheci um lado que não conhecia, e sou grata por isso! Isso me fez valorizar muitas coisas!

À todos que torcem por nós, muito obrigada gente! Vocês são muito importante para nós!

À todos que voltaram, estão voltando, espero que tenham aproveitado o máximo disso aqui, pois tenho certeza que deixará saudades! Mas por favor, nunca se arrependam, as coisas acontecem no momento certo!

À todos nossos amigos que estão aqui com a gente passando pela mesma situação, ou quem sabe pior (pois tudo depende do ponto de vista) não desistam tão facilmente, a chave de tudo é não desanimar e ter fé, eu sei como é difícil, mas também sei que não é impossível.

À todos que pretendem vir, quero que saibam que eu não consigo me imaginar em outro lugar agora. Cada minuto está valendo a pena!


Amo muito estar aqui!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário